O líder e candidato do Partido Popular (PP) pelo círculo eleitoral de Santiago Sul às eleições do dia 18, propõe incentivos fiscais com isenção de taxas para os empresários do sector industrial, adaptados à realidade insular do arquipélago.
Na sexta-feira de “Paixão”, uma tradição católica forte em Cabo Verde, o PP esteve reunido com militantes, simpatizantes e amigos do município de São Lourenço dos Órgãos para auscultar a população e partilhar as propostas eleitorais.
Segundo Amândio Barbosa Vicente, que visitou uma produção de aguardente no mesmo município, trata-se de um projecto viável e sustentável, tanto a nível do turismo como do comércio, que precisa apenas de mais apoios e incentivos.
“Penso que é preciso isentar os produtores de algumas taxas, mas também com bonificação de juros para aumentar investimentos”, referiu o candidato, que defendeu uma reforma fiscal profunda, como ligação online das empresas ao fisco, para o registo das suas receitas efectuadas no fim do dia.
Por outro lado, considerou que, para melhorar e promover a inclusão, e diminuir a informalidade, é preciso simplificar o acesso ao licenciamento comercial, criar condições materiais efectivas e mais atractivas para diminuir a economia informal.
Para o PP, as Pequenas e Médias Empresas (PME) devem ter o poder de importar livremente e sem necessidade da licença de importação, observadas as especificidades do seu tipo de actividade e quantidade de negócio.
Esta medida, na sua óptica, diminuirá substancialmente a informalidade dos cidadãos que trabalham com bidões e facilitará a sua inclusão na economia formal.
Após uma agenda mais leve durante esta sexta-feira, o partido estará hoje, a partir das 10h, em Assomada, município de Santa Catarina, para prestar uma homenagem ao advogado Felisberto Vieira Lopes, no dia em que se completa o primeiro ano do seu falecimento.
C/ Inforpress