O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) pede a todos os partidos políticos, candidatos, direções das campanhas e à população, em geral, que respeitem as medidas de prevenção da Covid-19 no período eleitoral, isto no momento em que o país enfrenta um novo surto do vírus.
O apelo é o de sempre, contudo necessário. Ou seja, o uso de máscaras é obrigatório em todos os atos de campanha eleitoral, assim como o distanciamento físico e social.
As candidaturas devem também criar condições para a lavagem e desinfeção das mãos e dar o “bom exemplo” no cumprimento das medidas sanitárias.
As medidas devem ser reforçadas, segundo o INSP, no momento em que o país regista um novo surto de Covid-19 na Praia, Boa Vista e Sal.
O INSP reforça que desde março de 2020 as autoridades nacionais têm levado a cabo um “intenso combate” para minimizar o impacto da pandemia no sistema Nacional de Saúde, pelo que o cumprimento das medidas, nesta fase eleitoral, é crucial para evitar a sobrecarga dos serviços de saúde e mortes.
A campanha eleitoral arrancou às 0h00 desta quinta feira, 01 de abril.