O Observatório da Cidadania Activa de Cabo Verde lançou hoje um apelo aos partidos políticos para respeitarem as orientações emitidas pelas autoridades sanitárias e pela Comissão Nacional das Eleições, tendo em conta a pandemia da covid-19.
Em comunicado enviado à imprensa, o organismo frisa que, a par do importante momento democrático que o país está prestes a viver, este é também uma ocasião para reforçar os cuidados face ao contexto pandémico, o que, segundo diz, exige boas práticas e atitudes responsáveis de cada cidadão.
Dos partidos políticos em particular, o Observatório espera “bons exemplos de cidadania”.
“A sociedade civil pede aos diferentes atores políticos, concorrentes às eleições legislativas para evitarem, ao máximo, a realização de eventos que possam possibilitar aglomerações e desta forma pôr em risco a saúde e a vida dos cidadãos”, sublinha, recordando que a pandemia tem dado sinais de agravamento nos últimos dias.
“Tendo em conta os vários apelos feitos pelas autoridades, e observando a realidade da pandemia da covid-19, atualmente com novo aumento de casos positivos nas ilhas, recomenda-se aos partidos políticos, seus militantes e simpatizantes para cumprirem, rigorosamente, todas as medidas em vigor, nomeadamente o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento físico e a higienização, frequente, das mãos”, reforça.
O Observatório solicita, igualmente, às autoridades competentes em matéria de fiscalização “rigor e firmeza” no cumprimento de todas as regras sanitárias.
A campanha eleitoral para as eleições legislativas de 2021 arranca oficialmente às 0h00 desta quinta-feira, 01 de Abril.