Cabo Verde acaba de ganhar uma nova plataforma agregadora de conteúdo informativo. Numa parceria com os mais importantes meios de comunicação nacionais, incluído o A Nação, e alguns internacionais, o Balai.cv, lançado esta rerça-feira, 30, disponibiliza ainda conteúdos multimédia com foco no arquipélago e na sua diáspora.
O site conta com quatro grandes áreas: Balai Notícias, área de conteúdos informativos com as categorias de Atualidade, Desporto, Sociedade e Economia. Balai Style, dedicado a temas como gastronomia, saúde, emprego e moda, e Balai Kultural direcionado à cultura e agenda cultural. Há ainda um espaço multimédia com conteúdos em formato vídeo e fotografia.
Segundo uma das fundadoras, Cristina Morais, o objectivo deste site agregador de conteúdos é “ser uma referência no panorama nacional da internet, através da difusão de conteúdos e serviços inovadores, mantendo uma cultura de constante adaptação às inovações tecnológicas”.
Fruto de uma iniciativa empreendedora de um grupo de jovens que se viu desempregado, este projecto tem a particulariedade de ser 100% criolo, em todo o processo de concepção do portal.
“É um produto totalmente Made in Cabo Verde, quer a nível de design, de marca, quer de desenvolvimento da plataforma. Foi pensado e feito em Cabo Verde com o intuito de trazer uma pluralidade de informações para que se possa ter uma melhor formação de opinião pública”, avança Cristina.
Além da área de comunicação, o Balai.cv integra publicidade, venda de serviços, entre outros. Os conteúdos disponibilizados são do próprio órgão e de outros colaboradores.
O nome da plataforma surge com inspiração no balaio, um cesto feito geralmente de palha, que é muito comum no artesanato africano e sul-americano. É um instrumento de uso comum em Cabo Verde que auxilia no transporte de mercadorias e bens diversos, daí o conceito de Balaio, agregador de informação variada.