A localidade do Planalto Norte, no Município do Porto Novo (na Ilha de Santo Antão), ganha, dentro de três meses, uma Unidade de Produção de Queijo. O produto, já certificado, é considerado um dos melhores queijos daquela Região.
O representante dos produtores do queijo do Planalto Norte, António Sabino, confirmou à Inforpress, que a Unidade de Produção do Queijo começará a operar, a partir de Junho, num investimento que, além de permitir a utilização de selo origem atribuído aos produtos genuínos de Santo Antão, vai possibilitar, ainda, a sua certificação.
O queijo produzido no Planalto Norte (do Porto Novo) está entre os melhores do Mundo – segundo este produtor -, tendo sido galardoado, em 2017, com o Prémio “Slow Cheese Award”, pela Fundação “Slow Food”, baseada em Itália.
A utilização do selo de origem e a sua certificação constituem – segundo este produtor -, condição essencial para a exportação do queijo do Planalto Norte, numa altura em que há já empresas internacionais, que operam neste Sector, interessados em receber este produto da “Ilha das Montanhas”.