A selecção nacional de futebol defronta esta sexta-feira (26), a sua congénere dos Camarões, em jogo a contar para a quinta jornada do grupo F qualificação para o CAN 2021.
Frente aos “Leões indomáveis”, os “Tubarões Azuis procuram repetir a proeza de 2012, o triunfo no Estádio da Várzea por 2-0, que na altura foi o primeiro passo para a qualificação ao CAN do ano seguinte.
A selecção cabo-verdiana volta a entrar em campo esta sexta-feira, tendo em vista a qualificação para o CAN 2021. O primeiro dos dois últimos jogos da qualificação é a recepção à selecção dos Camarões no Estádio Nacional, na cidade da Praia.
Quatro meses após ter disputado a última partida, a selecção nacional procura ainda a sua primeira vitória na qualificação.
O adversário é o líder do grupo F, com 10 pontos, enquanto que Cabo Verde segue na terceira posição com os mesmos quatro pontos da selecção de Moçambique (mais um jogo).
Com a vitória sobre Moçambique na passada quarta-feira, Ruanda isolou-se no segundo lugar, agora com cinco pontos.
A convocatória do seleccionador Pedro Brito “Bubista” não trouxe muitas novidades, quando comparado com a que tinha escalado para o duplo compromisso com a Ruanda.
Desta feita as chamadas que fizeram mais eco, foram as do ponta de lança do Leixões, Papalelê e do ala do Hamrun Spartan, Dodô Soares. No caso de Papalelê, não conseguiu viajar devido a questões de natureza burocrática. Já Dodô, muito dificilmente vai conseguir a titularidade na sua primeira chamada à selecção.
Entretanto, pela sua performance no Campeonato de Malta, muito provavelmente irá merecer minutos na partida frente aos Camarões.
Camarões de boas memórias
Cabo Verde e Camarões já se defrontaram em cinco ocasiões diferentes. O mais recente aconteceu em Novembro de 2019 e ditou um empate a zero.
Os dois primeiros embates entre estas duas formações aconteceram em 2008 na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010. Nesse ano, Cabo Verde perdeu os dois jogos por 2-0 (fora) e 2-1 (dentro).
Entretanto a história dos confrontos referentes a 2012 é bem diferente e com um sabor especial para Cabo Verde. As duas seleções defrontaram-se sendo que quem vencesse a eliminatória iria se qualificar para o CAN 2013. Na primeira mão, Cabo Verde venceu, em casa, por 2-0, com golos de Ricardo e Djaniny. Na segunda mão perdeu por 2-1, e mesmo assim conseguiu a sua primeira ida a um Campeonato Africano das Nações.
Heldon marcou de livre directo para Cabo Verde enquanto que Emaná e Olinga facturaram para a equipa da casa.
De lá para cá muito mudou para ambas selecções, a começar pela ausência de público, que pesa muito na questão do factor casa. Os protagonistas também mudaram.
Do lote de jogadores convocados por Cabo Verde para o duplo embate com Camarões em 2012, apenas Vozinha, Marco Soares e Ryan ainda fazem parte da selecção. Bubista, o actual técnico da selecção nacional, era na altura adjunto de Lúcio Antunes. Do lado dos Camarões, o ponta-de-lança do Bayern de Munique, Choupo-Moting é o único resistente da selecção que tombou aos pés de Cabo Verde em 2013. Entretanto o avançado ficou de fora desta convocatória devido a um mal-entendido entre a federação camaronesa e o clube que o atleta representa.
Cabo Verde recebe, às 15 horas desta sexta-feira, no Estádio Nacional, a seleção camaronesa, em jogo a contar para a quinta e penúltima jornada do Grupo F. Na próxima semana, a 30 de março, Cabo Verde desloca-se a Moçambique para a derradeira jornada do Grupo F.