Os agentes culturais do Município da Praia participaram de uma acção de formação sobre os direitos autorais ministrada pela Sociedade Cabo-verdiana de Música(SCM), em parceria com a Câmara Municipal da Praia (CMP), a Universidade de Cabo Verde(Uni-CV) e a Associação de Promotores de Eventos de Cabo Verde(APECV).
Da formação realizada na terça-feira,23, participaram dezenas de artistas, entre músicos, autores, intérpretes, produtores, agentes culturais, parceiros utilizadores de música, entre outros.
Segundo uma nota da SCM, a formação foi concluída “com sucesso” e permitiu uma multiplicação do conhecimento da Defesa dos Direitos Autorais e Direitos Conexos aos atores culturais do Município da Praia.
A organização diz ainda que as acções de formação vão continuar e que a próxima etapa irá contemplar os Técnicos Municipais da CMP.
Apresentar ao Município Projetos de Integração e valorização dos autores e artistas locais, identificar o potencial da cultura como um fator fundamental do desenvolvimento humano e social e integrar projetos culturais na área da Música, nos Planos do Desenvolvimento Municipal são alguns dos objectivos da próxima formação.
De realçar que a SCM vem realizando, ultimamente, acções de formações sobre os direitos autorais e sensibilizar os agentes da cultura e das artes criativas a conhecer as legislações sobre os direitos autorais.
A sua passagem por vários concelhos do país tem rendido parcerias com as autarquias locais que, sensibilizadas, recebem formação e disponibilizam serviços de Balcão Único para pagamento de direitos autorais.