Cerca de dois mil profissionais de saúde, em todo o arquipélago, já estão vacinados. Este valor corresponde a 47% da previsão do plano nacional de vacinação.
Estas informações foram avançadas pelo diretor nacional de saúde, Jorge Noel Barreto, à rádio pública, nesta terça-feira,23. Esta autoridade da área adiantou ainda que preveem, em poucos dias, o início da vacinação dos profissionais de saúde das estruturas privadas.
“O processo tem decorrido sem sobressaltos, com muito poucas recusas. As pessoas continuam a ser sensibilizadas e podem decidir se querem ou não ser vacinadas. Neste momento, estamos a terminar de vacinar os profissionais de saúde das estruturas públicas, para depois começarmos a vacinação dos profissionais de saúde que trabalham nas estruturas privadas, ainda esta semana”, avançou Jorge Barreto.
O diretor de saúde garante ainda que chegará ao país, entre Abril e Maio, mais um lote de vacinas do mecanismo de facilitação Covax.
De frisar que a distribuição da vacina Astrazeneca está praticamente concluída em todo o país. Na ilha do Fogo já se encontram 1.200 doses, das quais 200 são destinadas à Brava. Desta vez, vão ser vacinadas outras áreas de risco, como é o caso dos agentes da polícia nacional, proteção civil, bombeiros, idosos, doentes crónicos, pessoas que possuem mais de uma doença, professores e pessoal ligado ao turismo.
C/ RCV