Dá-se início hoje, às 21 horas, na Rádio e Televisão publica a uma série de três debates com os concorrentes às legislativas de 18 de Abril. O PTS e o PSD não estarão presentes por não cumprirem as normas do regulamento proposto pela RTC.
Assim sendo, participam deste primeiro debate o Movimento Para a Democracia (MPD), o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), o Partido Popular (PP) e a União Cabo-vediana Independente e Democrática (UCID).
O PTS, segundo Waldemar Almeida, diretor de informação da TCV, não consegue encontrar um substituto de José Augusto Fernandes, que se encontra doente.
“Os debates desde a primeira hora foram projetados e o regulamento é claro. Os debates são para os líderes partidários , os supostos candidatos a primeiro ministro . Temos uma situação em relação ao PTS. O presidente José Augusto Fernandes está doente e não pode participar, mas há um problema no partido. Nós não conseguimos entender quem é o representante do partido. Num primeiro momento disseram que o substituto era o Romeu di Lurdes e num segundo momento aparece o Cláudio Sousa. Dessa forma não podemos permitir que um ou outro representante venha a participar”, esclarece o diretor de informação.
Já em relação ao PSD, o partido propôs, segundo Waldemar Pires, que fosse representado por outra pessoa que não fosse o presidente, o que vai contra o regulamento, levando com que o PTS fosse o único partido a não assinar o documento.
Próximo debate condicionado
Com a ausência do PTS e PSD neste primeiro debate, o segundo debate que seria entre o PP, o PTS e o PSD fica condicionado.
No entanto, Waldemar Pires garante garante que a RTC está a estudar a melhor alternativa para não prejudicar o PP.
Este primeiro debate acontece hoje às 21 horas, a partir do salão Nobre da Assembleia Nacional e é transmitido para todo o país e diáspora através dos canais da RTC.
C/RCV