PUB

Covid-19

Vacinação: Presidente do INSP diz não haver motivos para receio

Profissionais da saúde começam a receber, hoje, as primeiras doses da Pfizer. A presidente do Instituto Nacional de Saúde Publica (INSP) reitera os critérios do grupo alvo e garante que os enfermeiros que vão aplicar as vacinas são bem treinados.

Maria da Luz, tranquiliza os caboverdianos, ao afirmar que a equipa destacada para o processo de vacinação é experiente e “não há motivos para ter receio”.

A presidente do INSP explica que os riscos de contaminação e de morte estão entre os critérios de priorização do grupo a ser vacinado .

“Quem presta cuidados de saúde, por exemplo os que estão nos bancos de urgências tem prioridade. O segundo aspecto a ter em conta é a taxa de letalidade que está a haver no país, temos as pessoas com mais de 60 anos, pessoas com doenças crónicas. E nós queremos reduzir a mortalidade com a vacinação, logo esses grupos devem ser vacinados assim que possivel”, esclarece Maria da Luz.

Os bombeiros e doentes crónicos são os próximos grupos na lista de vacinação. A presidente do INSP reitera, ainda, que a intenção é vacinar todos os caboverdianos mas que isso depende da disponibilidade da vacina.

A campanha de vacinação arrancou hoje em todo o território nacional.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top