PUB

Política

Mobilidade: Novo acordo de vistos entre UE e Cabo Verde assinado

O novo acordo de facilitação de vistos de curta duração entre a União Europeia (UE) e Cabo Verde está assinado desde ontem. A assinatura veio do representante permanente de Portugal Nuno Brito, em nome dos 27, e pelo embaixador de Cabo Verde junto da União, José Filomeno Monteiro.

O documento altera o anterior acordo de facilitação de vistos entre UE e Cabo Verde com vista a reduzir as taxas envolvidas na sua emissão, alargar as categorias de cidadãos que podem candidatar-se a vistos de entradas múltiplas e simplificar os documentos a apresentar, conforme explica José Filomeno Monteiro.

“Posso dizer que a simplificação da documentação é a nossa maior vitória. Já as categorias que reduzem os custos, englobam os empresários, os representantes de empresas, os cônjuges, os filhos, os jornalistas que comprovarem trabalhar em algum orgão ou inscritos na AJOC, entre outros.
O visto de um ano serve para todo aquele que tiver usado legalmente o visto nos ultimos 18 meses, o de dois anos a aqueles que utilizaram bem o de multiplas entradas válido por um ano”, explica o embaixador.

O acordo de alteração facilitará ainda mais a emissão de vistos de curta duração aos cabo-verdianos (até 90 dias em qualquer período de 180 dias).

A conclusão deste acordo faz parte de uma Parceria de Mobilidade mais vasta entre a UE e Cabo Verde, em vigor desde 2008.

PUB

PUB

PUB

To Top