Seis profissionais da saúde, incluindo a delegada de Saúde da Praia, receberam hoje a primeira dose da vacina Pfizer contra a covid-19. A enfermeira Helga Fontes, de 63 anos, foi a primeira pessoa a receber o imunizante em Cabo Verde.
Após o feito, que a faz sentir honrada, Helga diz que “vacina é vida” e lança um apelo à população, no sentido de aderir à campanha de vacinação.
O acto teve lugar no Centro de Saúde de Achada Santo António (ASA), na Cidade da Praia, e contou com a presença do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
“O facto de termos realizado aqui a primeira vacinação através de participação de profissionais de saúde, que inclui médicos, enfermeiros e auxiliares, todas mulheres, demonstra que estamos a começar bem”, considerou o governante.
Segundo a mesma fonte, citada pela Inforpress, todas as ilhas estão em processo de receber vacinas para serem ministradas esta sexta-feira, 19, a profissionais de saúde, assim como está designado no Plano Nacional da Vacinação.
O Governo espera, nas fases seguintes, poder aumentar o nível de cobertura da vacinação, para que a população cabo-verdiana possa ser imunizada até finais de 2021.
A campanha de vacinação arranca amanhã em todo o país, com o imunizante da Pfizer.
Conforme previsto no plano de vacinação, serão imunizados, primeiro, os profissionais de saúde e profissionais da linha da frente, seguidos de grupos de risco.
O Governo pretende atingir mais de 70% da população com a vacinação contra a covid-19 ainda este ano.
C/Inforpress