Iniciou esta quinta-feira, 18, na cidade da Praia, o Diálogo Nacional – Violência Sexual Contra Criança e o Fluxo de Atendimento para uma justiça adaptada à criança”. O evento organizado pela ACRIDES e parceiros do projecto “Justiça Amiga da Criança” prolonga-se até amanhã, sexta-feira,19, na Assembleia Nacional.
Segundo uma nota de imprensa chegada à nossa redação, o objectivo principal é “contribuir para uma justiça mais abrangente, mais célere, em condições técnicas e humanas que respeitem os direitos das crianças vítimas da violência sexual em Cabo Verde”.
Este diálogo pretende ainda criar condições de escuta às crianças vítimas nos tribunais, fortalecer competências das equipas multidisciplinares (saúde, justiça, polícia , apoio psicossocial) de fluxo de atendimento das crianças sexualmente violentadas e contribuir para aumentar o número de denúncias e tratamento atempado dos casos.
Durante os dois dias, a ACRIDES e os parceiros debatem temas diversos ligadas à violência sexual contra a criança, num universo formado por associações que lutam contra este fenómeno, psicólogos e consultores nacionais e internacionais, juízes de direito, políticos entre outros.