A campanha de vacinação contra a covid-19 começa no próximo dia 18 de Março, confirmou, este domingo, o primeiro-ministro de Cabo Verde, durante o acto formal da chegada das vacinas ao país.
No total, o país já tem 24 mil doses da vacina AstraZeneca, chegadas na passada sexta-feira,12, e 5.800 da Pfizer, desembarcadas na madrugada de domingo,14.
Um momento “marcante” e uma “porta de esperança” para vencer o vírus, diz o chefe do Governo, citado pela RCV.
“Iremos iniciar a campanha de vacinação no dia 18. As condições estão criadas para podermos efectivar aquilo que está no nosso plano”, garantiu, reforçando a prioridade para os profissionais da saúde e grupos vulneráveis.
Ulisses Correia e Silva reafirma que, a par dos donativos, o Governo está determinado a investir recursos próprios na aquisição de mais vacinas, para chegar à meta de imunização de 70% da população, ainda este ano.
Segundo diz, a retoma da confiança na economia e o crescimento de empregos está muito dependente desta meta, num país muito aberto ao mundo, em todos os domínios, como é o caso deste arquipélago.
O governante aproveitou o momento para agradecer os parceiros de Cabo Verde, particularmente as Nações Unidas (OMS e UNICEF), que criaram e implementaram a Coligação para a Inovação na preparação para epidemias, a Aliança Global para as Vacinas – GAVI, o Banco Mundial, União Europeia e países parceiros.
Por sua vez, a embaixadora das Nações Unidas, presente no acto de ontem, precisou que o país estará em condições de vacinar mais de 110 mil pessoas através da iniciativa Covax.
C/ RCV