O Partido Popular pede que o Governo e as autoridades tenham precaução na aplicação da vacina da AstraZeneca. Durante a reunião quinzenal do partido, o PP chegou a defender a suspensão da vacina até que se tenha evidências científicas dos efeitos colaterais.
Nove países europeus suspenderam a vacina da AstraZeneca após efeitos colaterais não comprovados. O Partido Popular pega dessa suspensão para pedir precaução na aplicação da vacina.
“Manifestamos a nossa preocupação com a vacina da AstraZeneca e apelamos ao Governo e as autoridades a terem precaução, já que nove países já suspenderam a aplicação dessa vacina e consideramos que as autoridades devem repensar, se não suspender a aplicação dessa vacina, até que haja uma evidência científica maior sobre os efeitos colaterais dessa vacina”, considera o partido.
O partido pede um posicionamento das autoridades sanitárias sobre a vacina, nomeadamente da Ordem dos Médicos de Cabo Verde, dos Farmacêuticos e de todo o setor da saúde antes da aplicação da vacina em Cabo Verde.
Em relação à vacina da farmacêutica Pzifer, que chega nos próximos dias ao país, o PP manifesta a preocupação com a sua conservação. “Não temos nenhuma opinião. Apenas ficamos preocupados se temos condições no país de conservar a vacina a 70 º negativos”, pontua.
Durante o encontro quinzenal do partido, discutiu-se também a questão da dívida pública, dos salários dos presidentes dos conselhos de administração e dos terrenos na Boa Vista e sua distribuição.
C\RCV