Os agentes e subchefes da Direcção de Estrangeiros e Fronteiras (DEF) e da Direcção Central de Investigação Criminal (DCIC) da Polícia Nacional (PN) iniciam, a partir de amanhã segunda-feira 15 de Março, uma formação no domínio da prevenção e combate do tráfico de seres humanos, com especial enfoque nas crianças.
A formação, com uma carga horária de 12 horas, decorrerá até o dia 19 de Março na cidade da Praia, vai ser ministrada por peritos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal (SEF).
Segundo a nota de imprensa da PM enviada aos órgãos da comunicação social, a referida formação enquadra-se no âmbito do Projecto RIMM (Reinforcement of Integrated Migration Management) e é financiada pela União Europeia (UE) e pelo orçamento de Estado Português.
Com essa acção de formação pretende-se contribuir para a regulação dos fluxos migratórios entre a UE e os países parceiros e beneficiários, nomeadamente São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Cabo Verde.
A formação culminará com a entrega formal de equipamentos informáticos que visam dotar a DEF de meios necessários para que seja constituída uma Unidade de Análise de Risco, com equipamentos indispensável para a criação de uma rede de colaboração e partilha de informação e de produtos analíticos entre os países envolvidos designadamente Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Portugal.
C/Inforpress