O Presidente da República (PR), Jorge Carlos Fonseca, felicitou, no sábado, 13, o Papa Francisco, pelo oitavo aniversário do seu Pontificado.
“Por ocasião das celebrações do oitavo ano do seu Pontificado, a 13 de Março, exprimo-lhe o agradecimento e reconhecimento do povo cabo-verdiano pelo clarividente magistério de Sua Santidade, assente no espírito solidário, na dignidade da pessoa humana, no compromisso com a justiça social e respeito pelo próximo”, escreve o PR, na Carta de Felicitação que enviou ao Chefe da Igreja Católica, Apostólica e Romana.
Segundo notícia da Inforpress, na sua Carta de Felicitação, Jorge Carlos Fonseca fez mênção ao encontro que manteve com o Papa Francisco, em Novembro de 2019, onde lhe expressou o desejo de Cabo Verde em continuar a fortalecer os laços de amizade, solidariedade e cooperação com a Santa Sé, no âmbito da Concordata de 2013.
“Aproveito esta oportunidade para renovar à Sua Santidade o convite que lhe enderecei para visitar Cabo Verde, numa data a acordar pelos canais diplomáticos. Neste dia de Festa, desejo-lhe, Santo Padre, as maiores venturas no seu Pontificado e peço-lhe que creia nos protestos da minha mais elevada consideração”, concluiu Fonseca.
A 13 de Março de 2013, o (então) Cardeal argentino, Jorge Mário Bergoglio, foi eleito à Cátedra de São Pedro, transformando-se no primeiro Papa jesuíta e americano e o primeiro com o nome de Francisco.
Os oito anos de Pontificado do Papa Francisco foram caracterizados por iniciativas e reformas, para envolver todos os cristãos num novo impulso missionário, com o intuito de levar o amor de Jesus a toda a Humanidade.
A única vista de um Papa a cabo Verde de que há memória, foi a de João Paulo II, ocorrida em finais de Janeiro de 1990.