PUB

Ambiente

Projecto Vitó e parceiros fazem documentário sobre aves marinhas

O documentário, cujo objectivo se assenta na divulgação de todo o trabalho feito em prol da protecção das aves marinhas de Cabo Verde, deverá ter a duração de seis meses e vai gravar em diversas ilhas do País.

De acordo com o responsável do Projecto Vitó, Herculano Diniz, este trabalho, desenvolvido em conjunto com vários parceiros, nacionais e internacionais, deverá ter um grande impacto em Cabo Verde e a nível mundial. Até agora, a Equipa de filmagem já esteve em algumas ilhas e ilhéus do Arquipélago.

“Neste momento há  uma Equipa, aqui em Cabo Verde, a fazer gravação. Vão filmar, essencialmente, as principais colónias de aves marinhas de Cabo Verde. Já esteve no Fogo, trabalhando com a espécie ‘Gongon’, nos Ilhéus Secos ou Rombos, trabalhando com as cinco espécies que ali reproduzem, e, também, na ilha da Brava. De momento, a Equipa está em Santiago, na Baía de Santa Clara ou do  Inferno, e, depois, vão à Ilha da  Boa Vista”, explica Herculano Diniz.

A partir de Setembro, na segunda fase do documentário, as gravações deverão ser feitas em Santa Luzia e nos ilhéus Secos ou Rasos.

Herculano Diniz sublinha, também, que a realização do documentário sobre as aves marinhas e a problemática da sua conservação servirá para mostrar tudo o que já foi feito em prol da sua preservação, bem como projectar o futuro.

“O objectivo é dar a conhecer as aves marinhas de Cabo Verde, a problemática da sua conservação, trabalho na investigação e conservação que está a ser desenvolvido em Cabo Verde, bem como as necessidades de conservação, no futuro, pós-implementação do Projecto, que está a decorrer”, sustenta Diniz.

O Projecto tem por base várias estratégias, entre elas: “investigação científica, monitorização, controlo de ameaças e, também, estratégias que estão ligadas à sensibilização, informação e educação ambiental”.

O Projecto lista um total de oito parceiros, Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade de Coimbra e  Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Bird Life, Projecto Vitó, Biosfera, Projecto Biodiversidade e Governo de Cabo Verde, através da Direção-Geral do Ambiente.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top