PUB

Economia

São Vicente: Acordo de parceria para implementação do projeto de Aquacultura de Atum assinado hoje 

O Ministério da Economia Marítima (MEM) e a Nortuna Holding CV assinam, nesta quarta-feira (10), um acordo de parceria no âmbito da implementação do Projeto de Investimento Industrial para Aquicultura e Processamento de Atum Rabilho do Atlântico. No ato de celebração do acordo, que acontece na sede do MEM, será entregue pelo Centro Internacional de Negócios, o Certificado de Registo do Projeto à Nortuna Holding CV. SA.

O Projeto de Investimento Industrial para Aquicultura e Processamento de Atum Rabilho do Atlântico – Atum Rabilho do Atlântico ou “Thunnus Thynnus”, será levado a cabo pela Nortuna Holding CV, a desenvolver num lote situado na praia do Flamengo, Ilha de São Vicente e posteriormente com ampliações para Tarrafal de Monte Trigo e Tarrafal de São Nicolau, nas ilhas de Santo Antão e São Nicolau respetivamente.

O objetivo deste Acordo de Parceria é facilitar a implantação e operacionalização do Projeto de Investimento de acordo com o Plano de Negócios de dezembro de 2020, com usinas a serem construídas na praia do Flamengo, ilha de São Vicente, com posterior expansão para as ilhas de Santo Antão e São Nicolau.

O Ministério da Economia Marítima, considera o Projeto de Investimento de grande valor, pelo que o declara de excecional interesse no quadro da sua estratégia de desenvolvimento socioeconómico para o país, tendo em conta o impacto que pode ter ao nível do investimento, emprego, formação profissional, riqueza que irá gerar e o aumento quantitativo e qualitativo da economia nacional.

Trata-se de um investimento total projetado de cerca de 240.000.000 (Duzentos e quarenta milhões de euros) durante o período de investimento. O investimento será feito em quatro fases, com um investimento inicial previsto de cerca de 2.080.000 euros (Duzentos e oitenta mil euros) no primeiro ano.

Prevê-se criação de 1.000 (mil) empregos diretos e permanentes e aproximadamente 3.000 (três mil) empregos indiretos durante a construção até operação e incluindo a Fase Estadual do Projeto de Investimento.

O início do Projeto de Investimento no prazo de 1 (um) ano a partir da data de entrada em vigor do referido Acordo.

PUB

PUB

PUB

To Top