Sete clubes de futebol feminino da região desportiva de Santiago Sul estiveram reunidos, no último fim de semana, para discutirem a realização do campeonato regional na cidade da Praia.
No encontro estiveram representadas as equipas do Atletas de Cristo, do Bayern, do Delta, da EFAT, dos Jovens Unidos, dos Seven Stars e da Vila Nova que estiveram reunidas no para debaterem a retoma do campeonato ainda na presente época.
Ivanilda Barreto do Delta, porta-voz dos clubes, em entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV), esclareceu que tiveram a necessidade da realizar a referida reunião porque “até então não obtiveram nenhuma reação da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul (ARFSS) quanto à realização ou não o campeonato a nível das equipas femininas”.
Barreto lembra que a nível dos clubes masculinos já há a decisão oficial da não realização do campeonato regional em Santiago Sul e que essa decisão só se vincula aos clubes de futebol masculinos.
Por isso, os clubes femininos já remeteram uma carta à ARFSS a pedir um encontro “para breve” onde será debatida a retoma do campeonato. Carta esta que não foi assinada por todas as equipas de futebol feminino.
Ivanilda Barreto destacou, ainda, que “as atletas estão a pedir a realização do campeonato, pois, as atletas da cidade da Praia querem participar no Inter Ilhas, na seleção nacional e no campeonato nacional e não queremos ficar de fora” dessas competições.
Quanto ao facto do Estádio dá Várzea não estar ainda disponível para a realização de competições, Barreto aponta opções como os campos de Achada Grande Frente, de Tira-Chápeu, de Calabaceira e o próprio Estádio Nacional.
C/RCV