Dúnia Freire e seu companheiro Heder Andrade fundaram a Hemma Store há dois anos, empreendendo juntos. Localizada na Terra Branca, Praia, este espaço tem a particularidade de colocar produtos cabo-verdianos na Europa, como brincos artesanais e t.shirts personalizadas, mas também de vender artigos daquele continente procurados no arquipélago.
Para além da venda de roupas, acessórios e uma parte também destinada a encomendas online, a empresa presta ainda serviços de design, marketing digital e audiovisual.
Dúnia Freire explica que juntar estes serviços num único espaço, é “unir o útil ao agradável” uma vez que são serviços dominados por eles.
Uma das vertentes empreendedoras da loja é o envio de artigos nacionais para a Europa. Entre os países receptores encontram-se Portugal, Luxemburgo e Espanha, tendo a comunidade cabo-verdiana como público alvo, mas não só.
Segundo a empresária, os clientes lá fora têm especial interesse por brincos, pulseiras e colares artesanais, assim como por t.shirts e chinelos personalizados.
Constrangimentos
Freire garante que o negócio foi bem aceite e que tem uma boa clientela, mas o atraso no recebimento das encomenda feitas no exterior, ainda provoca alguns constrangimentos.
“Os nossos fornecedores estão na europa e os meios de envio são através da agência de correios ou pela alfândega marítima, de modo que o seu atraso provoca alguns constrangimentos com os clientes”, explica.
Como forma de resolver estes contratempos, a empresária afirma que está a estabelecer contatos com estas entidades a fim de ver uma forma de acelerar o processo de levantamento das encomendas vindas do exterior.
Devido à situação de pandemia que o mundo vive, Freire diz que está cada vez mais complicado cumprir com os prazos de entrega, pois, a data de chegada ficou “incerta e isso vem causando grandes constrangimentos na altura de satisfazer os nossos clientes”.
Mesmo assim, não desiste do negócio e tenta, no dia a dia, driblar as dificuldades, lutando sempre com um sorriso no rosto.