O Governo de Cabo Verde já autorizou mais um aval referente a um pedido de empréstimo de emergência da TACV/Cabo Verde Airlines (CVA), no valor de 12 milhões de euros.
A decisão consta da resolução do Conselho de Ministros e foi publicada no Boletim Oficial nº 24, 2ª série, de 05 de Março de 2021.
O empréstimo de “emergência” será concedido pelo International Investment Bank (IIB) e visa permitir “renegociar créditos anteriores”, assumindo o Governo que “estão reunidas” as condições para a emissão deste aval pela Direcção-geral do Tesouro.
“A decisão de apoiar com a emissão deste aval decorreu da análise da situação financeira da empresa e do reconhecimento de que sozinha não conseguirá suportar o esforço financeiro para o reinício das operações”, lê-se no BO, publicado este sábado.
Aliás, acrescenta o documento, as intervenções financeiras do Estado no sector dos transportes aéreos têm sido uma prática em todos os continentes, inclusive para as maiores transportadoras aéreas do mundo.
O aval anterior, no valor de 4 milhões de euros, é também válido por sete anos, foi aprovado a 01 de Março, para um empréstimo do Banco Cabo-verdiano de Negócios à CVA.
Já são quase 20 milhões de euros disponibilizados à empresa desde Novembro do ano passado, sendo este o terceiro aval concedido só este ano.
“O Estado de Cabo Verde reconhece o manifesto interesse nacional em criar as condições necessárias para apoiar a empresa a enfrentar as consequências impostas pelo actual contexto de pandemia, e considera que estão reunidas todas as condições exigíveis para a concessão de um aval”, justifica o Executivo no BO.
A resolução foi publicada este sábado