O concurso para regulamentar a seleção e atribuição de apoios e patrocínios a projetos de pequena e média dimensão dos criadores naturais e residentes na cidade da Praia decorrerá até ao dia 10 de Março.
A Câmara Municipal da Praia (CMP), através do Pelouro da Cultura e Economia Criativa, lançou nesta segunda-feira,1 de Março, o primeiro Edital de Apoio a Artes e Espetáculos no município.
O concurso para regulamentar a seleção e atribuição de apoios e patrocínios a projetos culturais e criativos de pequena e média dimensão decorrerá até ao dia 10 de Março.
Segundo a autarquia, trata-se de uma iniciativa para apoiar e incentivar os projetos na área das artes e espetáculos a serem produzidos e realizados por artistas e criativos residentes no município da Praia.
O concurso abrange as áreas de artes plásticas, artes visuais e fotografia; artesanato; dança; moda; música; teatro e artes circenses; cinema e audiovisual; e literatura.
Promoção e projeção da cultura cabo-verdiana, visibilidade, sustentabilidade, criatividade, originalidade e inovação são alguns dos critérios que constam no regulamento do edital que não abrange os projetos referentes a concursos musicais, festivais locais, festivais municipais, festas de romarias e carnaval.
“A avaliação dos projetos será feita por uma comissão, que contará com elementos externos à CMP e será feita de forma ‘cega’, isto é, os projetos serão avaliados e selecionados sem conhecimento prévio do seu autor”, garantem.
Com este edital a CMP diz que espera “selecionar com rigor e justiça os projetos com maior qualidade e pertinência, contando posteriormente acompanhar e avaliar a sua concretização e obter produção cultural que possa figurar e destacar-se na agenda cultural da cidade e concorrer para a geração de rendimentos junto à classe artística”.
Os resultados do concurso serão conhecidos a 22 de Março.