PUB

Política

Legislativas: UCID concorre em todos os círculos eleitorais do país e diáspora 

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) vai concorrer em todos os círculos eleitorais nas eleições legislativas de abril. A garantia é dada pelo presidente do partido, António Monteiro, em declarações à rádio pública.

 “Sem sombra de dúvidas. O partido irá concorrer nas eleições de 18 de Abril a todos os círculos eleitorais, quer no país, quer na nossa emigração”, anunciou.

Em Santiago Norte, uma mulher lidera a lista do partido, o que para Monteiro é uma referência a nível nacional. Trata-se de Neida Rompão, que também foi cabeça de lista  do partido nas autárquicas de 2020.

O líder dos democratas espera, entretanto, que desta vez a candidata seja melhor recebida do que aquilo que foi nas eleições municipais.

António Monteiro garante ainda que a UCID cumpre o mínimo de 40% de um dos sexos na composição das listas, segundo aquilo que prevê a lei da paridade.

“Na aprovação da lei a UCID teve algumas reservas porque nós entendemos que era necessário criar algumas condições para que as nossas mulheres pudessem participar de forma activa na política cabo-verdiana. Estas condições, infelizmente, não foram criadas absolutamente por ninguém”, lamenta.

Mesmo assim, refere, independentemente das dificuldades em ter um número percentual conforme manda a lei, as mulheres entenderam prestar o seu apoio para a política e ajudar a democracia do país.

As listas da UCID começam a ser entregues nos tribunais no final desta semana. O prazo termina no próximo dia 9 de Março.

Com RCV

PUB

PUB

PUB

To Top