A organização do Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa (FESTin) informa que estão abertas, até 31 de Março, as inscrições para a 12ª edição do festival do cinema da lusofonia
O festival realizado anualmente no Cinema São Jorge, em Lisboa, será online através da plataforma de streaming FESTin ON (https://festinon.com).
Nesta edição, o festival tem quatro mostras competitivas e uma programação diversificada de mostras paralelas, como a tradicional Mostra Cinema Brasileiro, Mostra Festinha (dedicada à infância), Mostra FESTin+, entre outras.
De entre as condições para a candidatura, os filmes precisam ser falados em língua portuguesa (predominantemente), terem sido finalizados entre Agosto 2019 e Março 2021, e serem inéditos na cidade de Lisboa.
O regulamento para candidaturas de produções cinematográficas nos formatos longas-metragens de ficção/animação, longas documentário, curtas-metragens e filmes infantis pode ser conferido em http://festin-festival.com/regulamento2021.
A programação é composta por produções oriundas dos nove países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
De realçar que o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa é um evento internacional que busca fomentar a difusão, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural, através da realização de um evento comprometido com a divulgação de diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade presente na matriz da língua portuguesa.
Ao longo de sua história o FESTin já exibiu quase 900 filmes, levou à Lisboa mais de 240 realizadores, actores e produtores, e fez 22 itinerâncias por diversas cidades de Portugal e no exterior. Sua programação é constituída também por actividades paralelas voltadas ao diálogo, a difusão e a formação no âmbito do audiovisual, como o Conexões FESTin, com painéis, workshops e sessões de pitching.
Em 2020, o FESTin lançou sua plataforma streaming com o objectivo de ampliar a difusão e promoção do conteúdo audiovisual de todos os países falantes de língua portuguesa, para além dos ecrãs dos cinemas. O festival passa, desde então, a decorrer em formato presencial e online.
C/Inforpress