A defesa de Amadeu Oliveira solicitou um interregno de um dia para analisar o processo, pelo que o julgamento será retomado esta quinta-feira (25), no Tribunal da Praia.
Recorde-se que ontem, durante o período da manhã, que foi muito conturbado e chegou a levar à expulsão da sala de Amadeu Oliveira e de toda a plateia, a defesa fez um requerimento ao tribunal, que colocava em causa a legitimidade e a competência da juíza Ivanilda Varela para prosseguir com o seu julgamento.
Além disso, a defesa argumenta que a juíza tem um processo de averiguação no Conselho Superior da Magistratura Judicial por violação de processo.
Por imposição legal, o requerimento da defesa vai agora para o Tribunal da Relação de Sotavento que tem cinco dias para se pronunciar se a magistrada tem ou não condições para continuar a julgar o caso.
Caso o despacho do Tribunal da Relação de Sotavento for favorável à defesa de Oliveira, a juíza Ivanilda Varela deve abandonar o processo, caso contrário a magistrada deve prosseguir com o julgamento.
Neste processo o advogado (e arguido) Amadeu Oliveira é acusado de 14 crimes de ofensa e injúria contra os juízes do Supremo Tribunal de Justiça, Benfeito Mosso Ramos e Fátima Coronel. O julgamento deste caso será retomado amanhã, às 08h30 no Tribunal da Comarca da Praia.
C/RCV