A Associação de Treinadores de Futebol de Cabo Verde vai investir na capacitação da classe dos técnicos de futebol. Os primeiros neste passo neste sentido devem ser a formação e a regulamentação da classe.
A ATFCV quer dotar os associados com competências técnicas para melhorarem o conhecimento e as habilidades na orientação de uma equipa de futebol. Conforme Janito Carvalho, presidente da ATFCV, essa será uma das primeiras ações da nova equipa gestora daquela associação.
“Neste mandato faremos uma forte aposta na regulamentação do exercício da atividade dos treinadores de futebol. Já enviamos uma proposta para análise da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), para auxiliar-nos na capacitação dos treinadores, para que estes possam ter o mínimo de formação para treinar uma equipa”, destacou o dirigente.
Janito Carvalho acredita em atingir esse objetivo ainda no presente mandato de três anos, que agora começa. Para isso, diz contar com o apoio da FCF e de todas as associações regionais de futebol.
“É claro que as autoridades desportivas competentes têm que fazer um esforço para formá-los para que posteriormente possam, efetivamente, começar a trabalhar. Essa é a nossa grande luta e através da regulamentação do exercício da atividade dos treinadores de futebol, com certeza conseguiremos dar este passo”.
Carvalho lembra, ainda, que no país não há um quadro legal que estabeleça que o treinador de futebol seja uma profissão com regalias e deveres, como as demais profissões. Por isso, este é um de “muitos contributos” que a sua gestão quer dar ao desporto de Cabo Verde.
No próximo dia 17 julho, a Associação de Treinadores de Futebol de Cabo Verde celebra 4 anos da sua criação e já tem agendadas várias atividades, entre as quais, um fórum nacional, bem como homenagens a antigos treinadores.
C/RCV