A delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente na Boa Vista confirma a presença de casos de Peste Suína Africana na Ilha, na sequência da morte de porcos. Das 31 amostras enviadas ao Laboratório Veterinário da Direção de Serviços de Pecuária, sete testaram positivo à presença de anticorpos.
O foco de Peste Suína Africana foi identificado na Zona Industrial de Sal Rei, onde recentemente vários porcos morreram.
As autoridades sanitárias da ilha, entretanto, informam que será dado continuidade à implementação de um conjunto de medidas “em prol da defesa da saúde pública”.
Neste sentido, as autoridades sanitárias e policiais proíbem e prometem fiscalizar o abate sem fiscalização, a circulação de porcos dentro da Boa Vista, bem como a circulação inter ilha de suínos e derivados provenientes da Boa Vista.
O apela é lançado aos munícipes no sentido de não adquirir e nem consumir carne de porco sem o certificado de salubridade, emitido pela entidade veterinária local e nem carne de origem duvidosa.
A Peste Suína Africana é uma doença altamente contagiosa, mas que não atinge o homem.