PUB

Educação

Deputado do PAICV pede melhorias nas políticas de acesso ao ensino superior 

O deputado do PAICV pelo círculo de Santo Antão, Odailson Bandeira, solicita ao Governo o “acesso justo” ao ensino superior aos cabo-verdianos nas diversas ilhas.  Conforme Bandeira, os estudantes que se deslocam a outras ilhas para estudos universitários estão numa situação “precária”.

Odailson Bandeira, durante conferência de imprensa em Mindelo, avança que os estudantes de Santo Antão que se encontram em São Vicente e Santiago nas universidades passam por situações precárias. Fala em “sérios problemas financeiros” e propinas em atraso.

O deputado critica a política de atribuição de bolsas de estudos, que segundo diz, não contempla os mais necessitados, levando estudantes a abandonarem as universidades.

“Todos os anos, dezenas de estudantes se matriculam na esperança de conseguirem uma bolsa, e que, lamentavelmente, nunca acontece. Portanto, são muitos os que são obrigados a abandonar as universidades e tudo isso tem repercussões drásticas na saúde mental e psicológica de muitos desses jovens”, avança Bandeira.

A  situação é considerada “desagradável” e “constrangedora” pelo deputado, que pede  ao Governo condições para assegurar acesso inclusivo e justo ao ensino superior

“Nenhum cabo-verdiano pode ser ou sentir-se discriminado, relativamente ao ensino superior e o seu acesso, por ter nascido na Brava, no Maio, São Nicolau ou Santo Antão. Cabe ao Estado criar condições objetivas visando garantir e assegurar o acesso justo, independentemente da ilha que é proveniente”, considera o deputado do PAICV.

Para melhorar a situação de “precariedade” dos estudantes das ilhas, Odailson Bandeira propõe redução de propinas na universidade pública, aumento da subsidiação do Estado à UNICV, isenção de propinas a alunos oriundos de famílias desfavorecidas.

Ainda, sugere redefinição dos critérios de atribuição de bolsas de estudo e solicita a instalação efetiva do ensino superior em Santo Antão.

PUB

PUB

PUB

To Top