A greve dos trabalhadores das delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente, em Santo Antão, agendada para hoje e amanhã, está suspensa. A decisão deve-se a um entendimento sobre a maioria dos pontos do caderno reivindicativo.
O Sindicato Livre dos Trabalhadores de Santo Antão (SLTSA) reuniu-se esta terça-feira, com o Ministério da Agricultura e Ambiente e a Direcção Geral do Trabalho e chegou a um acordo sobre as reivindicações dos seus trabalhadores que deveria levar a uma greve de dois dias.
Um dos pontos em destaque no entendimento é o estatuto do pessoal quadro do MAA, segundo informou o secretário permanente SLTSA, Carlos Bartolomeu, em declarações esta manhã à Rádio de Cabo Verde.
Serão reembolsados 23 meses de descontos para o tesouro, pagos aos trabalhadores em três prestações, nos meses de Março, Abril e Maio de 2021, para além de retroativos a serem pagos também no âmbito do novo PCCS.
A estagnação na carreira do pessoal técnico e operacional assim como a questão salarial dos técnicos de proteção vegetal e requalificação dos técnicos de extensão rural também foram alvo de discussão.
“Chegamos a um acordo em relação à assistência periódica ao trabalhador que faz o serviço de técnico, mas que recebe um salário abaixo do acordado”, avança o sindicalista, que diz que a questão será resolvida mediante uma proposta da delegação.
A situação laboral dos guardas florestais e dos edifícios deve ficar resolvida com o estatuto que será proposto ao MAA. “Ficou acordado ainda um plano salarial para estes trabalhadores, bem como a questão da distribuição de equipamentos de proteção individual e outros equipamentos de trabalho, como lâmpadas, radio de comunicação ou telefone”, explica.
Num universo de 14 pontos, diz Carlos Bartolomeu, não se chegou a um entendimento apenas no ponto 13, que se refere ao pagamento dos valores em dívida no âmbito da participação de técnicos do MAA num processo de recenseamento geral da agricultura, ocorrido em 2015.
C/ RCV