A Câmara Municipal da Praia (CMP) responsabiliza a empresa Águas de Santiago (AdS) pela resolução definitiva do problema de água parada, na ribeira de Safende. Um problema, que segundo a Diretora do Ambiente e Saneamento da autarquia, Daniela Horta, provoca doenças que ameaçam a saúde pública.
A água parada na ribeira de Safende apresenta um risco à saúde de toda a população da comunidade e, nesse sentido, Daniela Horta, exige que a AdS resolva a situação o mais rápido possível.
“O que originou esse problema foi a bomba que teve uma avaria e a AdS ficou de fazer uma troca para uma nova bomba; é da competência da AdS fazer essa gestão”, afirma a Daniela Horta e acrescenta: “Aproveitamos esta oportunidade para apelar a uma maior sensibilidade ambientalpor parte da população, pois, com o envolvimento de todos, diminuiremos as doenças, neste caso em específico, as transmitidas por mosquitos”, apela.
Conforme a rádio nacional, por agora o problema foi remediado com a limpeza da ribeira promovida pela Câmara Municipal, mas Daniela Horta espera que, até final do mês, a AdS instale uma nova bomba para que o problema, que já é antigo, seja definitivamente resolvido.
“Fizemos uma medida de curto/médio prazo, mas a instalação da bomba vai ser necessária, pelo menos, até o final do mês, a AdS fará a ascensão da nova bomba para a resolução deste problema de água estagnada que está a originar problemas de saúde pública”, conclui.
C/RCV