A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), através da Casa da Ciência, lança, esta sexta-feira, 12, o projeto Santiago e Vi.Cente ao Cubo, vocacionado para a iniciação à aprendizagem científica em língua portuguesa, no contexto cabo-verdiano.
Numa cerimónia, realizada no auditório da reitoria, na Cidade da Praia, a universidade vai também apresentar equipamentos tecnológicos doados pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa na Uni-CV.
Santiago e Vi.Cente ao Cubo insere-se na programação educativa da Casa da Ciência e é especialmente direcionada para profissionais da educação que exercem funções no ensino básico e no ensino secundário a nível nacional.
“Trata-se de um programa que contempla diferentes módulos, incluindo “Iniciação à Robótica”, “Iniciação à Biologia”, “Iniciação à Comunicação Científica para a Infância”, permitindo o acompanhamento e o apoio a profissionais docentes na concepção e no desenvolvimento de projectos de aprendizagem integrada de conteúdos, com foco nas ciências integradas e que possam ser implementados em contexto escolar”, explica a instituição, em nota de imprensa.
O projeto, organizado pela Universidade de Cabo Verde, foi apresentado ao Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que concedeu o financiamento de EUR 45.245, cerca de ECV 5.000.000. a sua execução está prevista para o biénio 2020-2021.