O Bayern Munich, que ontem conquistou o Mundial de Clubes, acabou por igualar o recorde do Barcelona, única equipa que tinha ganho, numa mesma época (2009), a Liga Espanhola, a Taça do Rei, a Liga dos Campeões, a Supertaça Espanhola, a Taça da Europa e a Taça do Mundo de Clubes.
O campeão alemão, venceu ontem, quinta-feira, o Tigres (México) por uma bola a zero na final do Mundial de Clubes. Com mais este título, o Bayern Munich conquista o sexto título da temporada 2020-2021 após ter vencido o campeonato alemão (Bundesliga), a Taça e a Super Taça da Alemanha, além da Liga dos Campeões e da Super Taça Europeia.
Só queríamos ganhar e conseguimos, foi um jogo muito difícil. Tudo isso temos que digerir, admitiu o polaco Robert Lewandowski no final da partida.
O golo decisivo foi marcado por Pavard depois que o guarda-redes argentino Nahuel Guzmán desviou um remate de Lewandowski. Inicialmente, esse golo suscitou alguma dúvida sobre um possível fora-de-jogo do avançado polaco, mas o árbitro uruguaio Esteban Ostojich acabou por confirmar o tento após ter revisto a jogada através do do vídeo-ábitro (VAR).
Antes desse golo, o Bayern já tinha dado dois avisos claros. O primeiro aos 18 minutos, quando Joshua Kimmich bateu Guzmán com um remate forte de fora da área, mas o árbitro acabou por anular o golo após rever o VAR que confirmou a uma posição de fora-de-jogo de Lewandowski.
Os alemães voltaram a perturbar a baliza defendida pelo sul-americano Guzmán antes do intervalo (34 minutos), com um remate poderoso de Leroy Sané que acertou na trave.
Já na parte complementar, os bávaros estiveram perto de marcar o segundo golo aos 83 minutos, quando o defesa Carlos Salcedo atrasou a bola, mas Guzmán acabou por evitar o pior.
“Estamos um pouco decepcionados com o resultado, mas acho que representamos o México muito bem, com coragem e coração. Sendo esta a nossa primeira participação, um segundo lugar é muito bom, vamos voltar mais fortes, disse o francês André-Pierre Gignac, atacante do Tigre.
Recorde-se que o Bayern chegou à final de Al Rayyan, no Catar, depois de vencer o Al Ahly (Egipto) nas semifinais por duas bolas a zero, ambas por conta do atacante polaco Robert Lewandowsky, que tem sido o maior goleador na conquista dos títulos da equipa bávara.
Por sua vez, o Tigres, que pela primeira vez foi a uma final do Mundial de Clubes, tinha derrotado o Palmeiras da Liga Brasileira por 1 a 0, golo apontado pelo veterano francês André-Pierre Ginac de pênalti aos 54 minutos.