O Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos (IPIAAM), a ENAPOR, a ENACOL e a Vivo Energy, assinam, esta quinta-feira (11), um protocolo de cooperação operacional e de cooperação em situações de emergência.
Com o estabelecimento da cooperação entre as instituições envolvidas, pretende-se colocar em prática normas e procedimentos que visam prevenir a ocorrência de acidentes de índole marítimo dentro da área de responsabilidade de Cabo Verde, e fora desta.
Segundo uma nota do IPIAAM, a cooperação entre as instituições em questão, simboliza um compromisso coletivo e sinérgico que visa essencialmente, a implementação holística de melhores práticas no domínio da segurança marítima.
“A importância das questões de segurança marítima, onde se encontram incorporados aspetos relacionados com a prevenção, a resposta e a análise a sinistros marítimos, torna fundamental a atuação conjunta e a interoperabilidade entre os principais stakeholders que operam no sector marítimo”, lê-se na mesma nota.
O IPIAAM, enquanto autoridade nacional responsável pela prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos e marítimos, que agrega dois sectores, ambos complexos e complementares, assume neste sentido, um papel preponderante na promoção da prevenção de acidentes e na consciencialização sobre matérias relativas à segurança operacional.
A cerimónia de assinatura do protocolo acontece na tarde desta quinta-feira, nas instalações do Ministério da Economia Marítima e vai ser presidida pelo ministro, Paulo Veiga.