O director nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, anunciou esta segunda-feira, 08, que Cabo Verde poderá receber as primeiras vacinas da Pfizer no início do Março. Entretanto, deve haver um processo de logística antes do início da vacinação.
Jorge Noel Barreto fez esta afirmação durante a conferência de imprensa para analisar a situação epidemiológica do país.
Segundo a mesma fonte, cerca de cinco mil vacinas já estão atribuídas a Cabo Verde para, numa primeira fase, se iniciar a vacinação ao pessoal que trabalha na Saúde.
“Estamos em preparação para receber as vacinas e contamos tê-las no início do mês de Março”, indicou.
Segundo o responsável, com a chegada das vacinas haverá todo o processo de formações que serão necessárias e preparação da logística de distribuição.
“A vacina da Pfizer tem que ficar armazenada por longos períodos em temperaturas bastante negativas, mas, há um período que podemos armazená-las em temperaturas positivas de dois a oito graus, em cinco dias”, esclareceu.
Segundo o director nacional da Saúde, é preciso estar devidamente preparado e organizado em termos logísticos para que, ao retirar a vacina da temperatura muito fria, ela seja utilizada da forma como tem sido recomendada, o que poderá levar a que a vacinação seja feita por sítios.
C/ Inforpress