A Fundação Nadeje Cabo Verde foi criada em 2017 por Mónica Sofia Duarte, natural de Santa Cruz, engenheira e empresária na Republica Checa. Visa apoiar as crianças, jovens e mulheres mais desfavorecidos no acesso à educação, saúde, alimentação e uma vida condigna.
Conforme diz, mais de 10 mil crianças e famílias já foram beneficiadas pela fundação.
“Oferecemos também computadores às escolas básicas da Calheta, Achada Bel Bel, Pedra Badejo, mas também entre jovens e estudantes mais desfavorecidos. Temos mais de 200 computadores para oferecer às escolas dos restantes municípios durante este ano”, garante Mónica.
Nadeje Cabo Verde já ofereceu também três autocarros escolares, nomeadamente aos concelhos de Santa Cruz e Tarrafal de Santiago.
A fundação ajuda ainda as famílias mais desfavorecidas em Cabo Verde com acesso à alimentação e nutrição, designadamente com comida e vitaminas para crianças.
Cabo Verde sem covid-19
Em Abril de 2020, a fundação apoiou o país e a comunidade cabo-verdiana em Portugal com toneladas de materiais de combate à covid-19.
“Enviamos à nossa Embaixada em Portugal materiais como máscaras, respiradores, álcool gel, fibras de nnano fibras, toalhitas desinfetantes etc., incluído um ventilador que doámos ao Ministério da Saúde, e um ozonizer para a Proteção Civil para poderem facilmente desinfetar os espaços e ambulâncias infetados pela Covid-19”.
Mónica Sofia Duarte adianta ainda que neste momento a fundação que dirige tem dois contentores cheios de materiais de saúde, alimentos, roupas brinquedos, computadores, carrinhos de bebes, vitaminas, máquinas de costura etc. prontos para enviar a Cabo Verde.
“Devido ao estado de emergência na República Checa e países vizinhos, só na próxima semana vamos conseguir enviar um dos contentores. Apesar das dificuldades, por causa dos efeitos da Covid 19, o projeto Daruj Radost Dětem foi um sucesso e almejamos comemorar em Cabo Verde quando os contentores chegarem a Praia”, conclui.
Mónica Sofia Duarte é engenheira, empresária e desenhadora de calçados para senhoras e dona da marca de calçados Mónica Sofia.
Parceiros
Mónica Sofia Duarte avança que a Fundação Nadeje Cabo Verde conta com a colaboração de vários parceiros internacionais, nomeadamente Câmara de Comércio Checa Cabo-verdiana e seus membros, além de outras entidades desse país da Europa Central.
A nível nacional, na lista de parceiros, constam câmaras municipais, escolas e associações comunitárias.
(Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 701, de 04 de Fevereiro de 2021)