João Lima defende uma nova e duradoura relação contratual com os pescadores, neste data em que se celebra o Dia Nacional do Pescador Cabo-Verdiano.
Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), em virtude do 5 de Fevereiro, o presidente da Associação dos Armadores de Pesca (APESC), sustentou que a segurança desses trabalhadores é a maior prioridade.
“Os pescadores nacionais necessitam de Segurança sScial, segurança a bordo das embarcações, de um outro tipo de visão, tanto dos armadores como das entidades competentes, a par de um contrato de trabalho duradouro, de modo a resolver várias questões do pescador nacional”, advoga João Lima, para quem, se todos trabalharem juntos, podem proteger o Sector.
“Temos colocado várias questões em cima da mesa e se todos nós trabalharmos estas sugestões, teremos condições de ter contratos duradouros com a Armação Nacional, de modo a termos capacidade de descontar para a Segurança Social dos pescadores, formá-los na área de Segurança e resolver, de uma vez por todas, as questões que afectam a Classe”, assevera o presidente da APESC.
João Lima pede ao ministro da Economia Marítima, Paulo Vriga, para acelerar o dossiê da Tipologia de Construção Naval, que consta de um Estudo já na posse do Governo, desde o ano passado.
“O Estudo que nós fizemos e entregamos ao Estado de Cabo Verde, dispõe de dados que podem nos ajudar a resolver a questão da Construção Naval em Cabo Verde, de modo a fazermos frente à insegurança, principalmente dos que labutam na Pesca Artesanal. O problema ficará resolvido, somente, quando se criar leis e levá-las ao Parlamento, para serem votadas. Nós estamos a fazer a nossa parte. Agora, o Governo precisa fazer a sua”, defende aquele responsável.
O Dia Nacional dos Pescadores é comemorado hoje, 5, sob o lema: “Celebrar o Mar, Valorizar o Pescador”.
As actividades da comemoração decorrem, durante todo o mês de Fevereiro, em todas as comunidades piscatórias do Arquipélago.