O Observatório da Cidadania congratulou hoje o Governo por ter decidido, em Conselho de Ministros, esta manhã, que não haverá manifestações culturais no carnaval e nem mesmo tolerância de ponto, incluindo na quarta-feira de cinzas.
O Observatório de Cidadania Activa de Cabo Verde já tinha lançado um apelo neste sentido, tendo em conta a pandemia da covid-19.
“A medida tomada é muito assertiva porque, como se sabe, o Carnaval é uma festa que mobiliza milhares de pessoas pelas ruas, o que constitui um risco elevado em tempo de pandemia”, declarou a ONG.
A decisão abrange igualmente a quarta-feira de Cinzas, comemorada sobretudo na ilha de Santiago, onde a tradição do almoço de cinzas é muito forte.
“Obviamente que não estão proibidos os almoços em família para se assinalar a data, mas será sempre num quadro do rigoroso respeito pelas regras sanitárias em vigor”, observa, satisfeito com a decisão do executivo.
O observatório lança ainda um apelo à população, pedindo que sejam respeitadas as medidas e restrições sanitárias em curso, de modo a evitar maior propagação do vírus, sobretudo nas ilhas de São Vicente e Santiago.