O basquetebolista internacional por Cabo Verde, Ivan Almeida, lesionou-se ao serviço do seu clube, o Anwil da Polónia e deverá ficar de fora da fase decisiva de qualificação para o Afrobasket.
O torneio arranca dentro de 15 dias na Tunísia, pelo que Ivan poderá vir a ser carta fora do baralho, uma vez que tem uma fractura no pé direito, podendo ter várias semanas de paragem.
O internacional cabo-verdiano lesionou-se na noite de terça-feira (2), já na parte final do jogo que colocava frente-a-frente o Anwil
Wloclawek e o Polski Cukier, em jogo a contar para o Campeonato da Polónia.
Esta lesão acontece numa altura em que a selecção nacional de basquetebol encontra-se na cidade de Mangui na segunda etapa do estágio antes de viajar para a Tunísia para a derradeira fase de qualificação para o Afrobasket.
Apesar de reconhecer que se trata de uma baixa importante, o seleccionador nacional, Emanuel Trovoada, contactado pela rádio pública, não avançou mais dados por estar a aguardar por mais informações.
Caso venha a ser confirmada a ausência de Ivan Almeida, tratar-se-á de uma baixa de peso para a selecção. Recorde-se que na primeira fase de qualificação para o Afrobasket, o atleta foi considerado um dos melhores do torneio.
A selecção parte no dia 14 para a Tunísia, onde defronta Marrocos, Egipto e Uganda nos dias 19, 20 e 21 de Fevereiro.
Cabo Verde está no terceiro lugar do grupo, com duas derrotas e uma vitória, ainda assim, mantém-se na zona de qualificação para o Afrobasket, e está, igualmente, entre as três selecções que mais marcaram nesta primeira fase da competição.