Já há registo, na cidade da Praia, de passageiros que tentam viajar com testes falsos da Covid-19. A garantia é da delegada de saúde da Praia, Bernardina Furtado, que diz que “todos os dias ” as autoridades deparam-se com essa situação.
Em declarações à Rádio de Cabo Verde, a delegada de saúde da Praia, Bernardina Furtado, mostra a preocupação das autoridades sanitárias com a falsificação de testes da covid-19 detectadas no aeroporto internacional.
“É uma preocupação muito grande que temos nesse momento, porque tivemos a informação de que chegaram pessoas com resultados falsos, e nós, diariamente, no aeroporto internacional da Praia, temo-nos deparado com pessoas que tentam viajar com testes falsificados. Para isso, temos uma equipa da Delegacia de Saúde, no aeroporto, e da Polícia de Fronteiras que está lá conosco presente”, avança a delegada de saúde.
Dado a frequência das últimas ocorrências de falsificação de testes, a Polícia Judiciária tem estado também no aeroporto, segundo essa fonte, para tentar colmatar e impedir que pessoas tentem burlar o sistema e colocar em perigo as pessoas.
Bernardina Furtado acredita que muitos passageiros já terão viajado com testes falsos da Covid-19, porque os documentos apresentados são emitidos no “mesmo formato” dos originais.
Para solucionar os casos de falsificação, o envio eletrônico das declarações pode impedir que situações do tipo aconteçam, segundo a delegada de saúde da Praia.
A garantia, diz a responsável, é que no final desta, ou o mais tardar, na próxima semana, o problema poderá estar ultrapassado.
As burlas identificadas, até o momento, dizem respeito a pessoas sem exame feito que compram uma declaração falsa com resultado negativo e de pessoas com resultados positivos que conseguem declarações falsas para viajar.