A estrada de acesso à praia cais, na localidade de Relva no município dos Mosteiros, na ilha do Fogo já é uma realidade. A obra com pouco mais de um quilômetro de extensão e uma faixa de rodagem de quatro metros em calçada foi inaugurada, no Sábado 30 de Janeiro, pelo Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.
“Este é um bom investimento que beneficia a economia, o emprego, rendimento e a população dos Mosteiros. Quando a associação de Relva lançou o desafio para construir esta estrada o Governo não hesitou e agora tem a obra concluída depois de cerca de sete meses de trabalho”, sublinha.
Para o chefe do Governo esta estrada tem uma grande importância porque vai ao encontro de uma necessidade de acesso a uma zona piscatória de excelência, que permite às pessoas ter acesso ao local e reduzir encargos e sacrifícios, com impacto na economia do município e na qualidade de vida.
Por isso, Ulisses Correia e Silva apelou à comunidade de Relva e dos Mosteiros, de uma forma geral, a fazer bom uso dessa infra-estrutura e usar esta nova possibilidade com menos castigo e maiores condições e qualidade de vida.
Por seu turno, o vereador Jaime Monteiro Júnior, que representou a Câmara Municipal na cerimónia, enalteceu a importância desse investimento que permitiu em tão curto espaço de tempo desencravar a baía de praia-cais, viabilizar e potenciar este importante banco de pesca da ilha e do município dos Mosteiros.
“A estrada de desencravamento da zona, antes de difícil acesso, vai permitir o escoamento de todo o potencial piscatório”, referiu o autarca, que destacou a alegria dos mais de 50 pescadores chefes de famílias que diariamente labutam na faina do mar, mas também das peixeiras e da população em geral.
Com a construção do acesso espera-se que novos investimentos possam surgir nas proximidades de praia cais, não só na área da pesca, mas também em outros sectores económicos, já que a praia cais é procurada por banhistas de diferentes partes da ilha.
A estrada de acesso à praia cais custou cerca de 25 mil contos e foi financiada no âmbito do projecto Reabilitação e Manutenção de estradas por Desempenho e Obrigação de Resultado (Remador).
C/Inforpress