A Associação Comunitária para o Desenvolvimento Social, Cultural, Recreativo e Educativo da Vila Vitória (ACDSCREVV) é formada por 12 elementos, na sua maioria mulheres (80%).
O desejo é que a comunidade venha a ser uma referência na Capital através da realização de projectos sociais que possam também servir de modelo para outras comunidades.
As actividades programadas passam pela formação de jovens em diversas áreas como o artesanato, rendas e bordados, workshops de pintura entre outras, sendo que estas formações serão ministradas por pessoas da própria comunidade com competências nas diferentes áreas.
“Queremos que as pessoas da comunidade com competências na cultura e outras áreas passem as suas experiências aos mais pequenos para que sejamos um exemplo na cidade da Praia”, perspectiva o presidente da associação, Hilton Garcia.
Do concreto, neste momento estão a preparar uma formação na área da agricultura com o actor Gil Moreira que, apesar de não pertencer a esta comunidade, se disponibilizou para ajudar.
Garcia diz que, por agora, apesar de “grandes planos”, a covid-19 tem dificultado “quase tudo” pelo que apenas tem conseguido realizar pequenas actividades, nomeadamente, campanhas de limpezas, pelo menos duas vezes ao mês, pequenos convívios “educacionais” para jovens, entre outras actividades de lazer e entretenimento.
“Temos esperança de que a proposta que apresentamos à Câmara Municipal será aceite, porque tem um fundamento sólido. Com isto, acreditamos que 95% dos problemas da nossa comunidade serão resolvidos”, termina.
Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 700, de 28 de Janeiro de 2021