Os guias de turismo, em Santo Antão, mostram-se preocupados com a acumulação de lixo nos percursos turísticos e nas bermas das estradas, em toda a ilha.
O alerta é lançado pelo presidente da Associação dos Guias de Turismo de Santo Antão, Odair Gomes que, para além dos percursos turísticos e das bermas das estradas, alerta para a necessidade de também se limpar as praias da ilha.
Ciente do problema, a associação em questão tem inscrito no plano de atividades para este ano campanhas de limpeza com a missão de “dar outra imagem” à ilha de Santo Antão.
A associação está, no momento, a mobilizar parceiros, nomeadamente as câmaras municipais para a remoção do lixo já que, segundo Odair Gomes, a situação “não combina nem com o ambiente, nem com o turismo que se quer para Santo Antão”.
Lixeira intermunicipal ainda preocupa
Os guias dizem-se ainda preocupados com a lixeira intermunicipal que, no seu entender dos mesmos está a atribuir “uma péssima imagem” à ilha.
Entretanto, a lixeira, já considerada um problema de saúde pública pelas autoridades municipais e sanitárias, será encerrada com a construção de um aterro melhorado na ilha, já financiado pelo Governo, através do Fundo do Ambiente, em 12 mil contos.
C/Inforpress