O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, saudou a reeleição “robusta” de Marcelo Rebelo de Sousa nas presidenciais, em Portugal, e augura a continuação das boas relações de amizade entre os dois países.
O Chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca mostrou-se satisfeito com a reeleição do seu homólogo português, nas eleições presidenciais deste domingo, que classificou de “uma vitória robusta, clara e expressiva”.
Com esta reeleição de Rebelo de Sousa, Fonseca diz acreditar que Cabo Verde e Portugal darão continuidade às boas relações de amizade e cooperação.
“Espero, como Presidente da República durante muitos meses, continuar a ter com ele um relacionamento próximo e privilegiado, e continuarmos a trabalhar, em conjunto, para melhorar o nível da qualidade das relações entre Cabo Verde e Portugal”, destacou Jorge Carlos Fonseca.
Além disso, o Chefe Estado cabo-verdiano lembra, ainda, que quer trabalhar com Marcelo no âmbito da CPLP, tendo em vista, a próxima cimeira de Luanda, em julho de 2021. Pois, Portugal tem a presidência da União Europeia e “o relacionamento da UE com a África também é importante para Cabo Verde”.
“Cabo Verde, como país africano, espera que com esta presidência possa avançar com a aproximação entre dois continentes que têm muito a beneficiar com relações mais estreitas e aprofundadas. Esperamos que esta aposta de Portugal se possa traduzir em resultados concretos de aproximação entre África e Europa”, observou Fonseca.
A Presidência da República saudou Marcelo Rebelo de Sousa, ainda na noite de ontem, desejando-lhe “saúde e sucessos” no exercício das suas funções, e que Portugal consiga ultrapassar o “momento difícil” da propagação da covid-19”.
C/RCV