A Câmara Municipal de Ponta Delgada, nos Açores, em Portugal, lançou o Prémio Literário Natália Correia nas celebrações do centenário do nascimento da poetisa natural de Ponta Delgada. O prémio é aberto a qualquer nacionalidade, desde que a obra seja escrita em português.
A iniciativa é segundo a autarquia, para homenagear e celebrar Natália Correia, como inspiração para a criação poética e literária na Língua Portuguesa.
Com periodicidade anual, o Prémio Natália Correia é aberto a autores com idade mínima de 16 anos, de todas as nacionalidades, com obras originais e inéditas redigidas em Língua Portuguesa.
Tem uma alternância, também anual, entre a produção poética e o domínio da narrativa (romance e conto).
Esta primeira edição é dedicada à produção poética e os interessados tem até 31 de Março para concorrerem.
O vencedor recebe um prémio de 7.500 euros além da edição de 500 exemplares da obra e a sua publicação.
Para mais informações sobre o regulamento e condições das candidaturas, os interessados devem consultar o regulamento no portal da autarquia (https://www.cm-pontadelgada.pt/pages/394?folders_list_93_folder_id=384).
Sobre a poetisa Natália Correia
Natália de Oliveira Correia foi uma intelectual, poeta e activista social açoriana, autora de extensa e variada obra publicada, com predominância para a poesia, inclusiva, autora da letra do Hino dos Açores.
Foi Deputada à Assembleia da República e interveio politicamente ao nível da cultura e do património, na defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres.
Natália Correia nasceu a 13 de Setembro de 1923 em Fajã de Baixo, S. Miguel, Açores – Portugal e morreu a 16 Março de 1993 em Lisboa.