O Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, conta desde esta sexta-feira, 22, com um novo aparelho de Tomografia Axial Computadorizada (TAC), assim como novas instalações dos serviços de imagiologia.
“Assinalámos hoje um momento importante para o Hospital Dr. Agostinho Neto, os utentes e os profissionais de saúde. O hospital passa, a partir de agora, a estar dotado de um aparelho TAC novo, sem uso anterior, tecnologicamente atual”, anunciou o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que presidiu à cerimónia de inauguração.
Para além do aparelho TAC, o hospital inaugurou as obras de reabilitação do laboratório de análises clínicas, do banco de urgência de adultos e da unidade de gastroenterologia.
As remodelações contemplam a aquisição de equipamentos de diagnósticos modernos e a integração da gestão digital que, segundo o PCA, Imadoeno Cabral, vão garantir melhor funcionalidade em rede dos diversos serviços do hospital.
Por outro lado, acrescentou, vai permitir que o hospital tenha disponível um sistema para melhor gestão de tempo de espera, bem como diminuir a deslocação física ao laboratório de análises clínicas.
“O utente pode fazer o seu agendamento mesmo fora do espaço físico do LAC e o profissional de saúde poderá ter acesso a exames à distância”, sintetizou.
O PCA do HAN aproveitou a oportunidade para apresentar os 100 dias de trabalho da actual direcção, sob sua liderança, deixando clara a ambição de “fazer mais e melhor” para a estrutura de saúde.
Neste sentido, o responsável adiantou que o hospital contará com um mamógrafo, uma mesa digestiva, serviço PACKS, Ecógrafo, entre outros equipamentos que vão permitir reforçar ainda mais a capacidade de resposta e melhorar a segurança dos prestadores de cuidados de saúde.
Estará ainda a funcionar um Gabinete de Saúde Ocupacional, que irá ocupar-se de aspetos relativos à saúde dos colaboradores.