PUB

Santo Antão

Equipa técnica do BADEA na ilha para arranque do projeto de água e saneamento 

Uma equipa técnica do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) e da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) encontra-se em Santo Antão para dar início ao levantamento topográfico da primeira fase do projeto de abastecimento de água e saneamento na ilha.

Orçado em 1,2 milhões de contos, o projeto de água e saneamento de Santo Antão tenciona melhorar o sistema de abastecimento de água na ilha, o saneamento e tratamento de água residuais, bem como reduzir perdas no sistema de distribuição de água potável.

O município do Porto Novo é o mais contemplado com o projeto com investimentos a nível da rede de distribuição de água à cidade, bem como com a instalação de 20 quilómetros de rede de esgotos, uma estação de tratamento de águas residuais, duas estações de bombagem e construção de 200 fossas sépticas.

Ainda, o município receberá um reservatório de 300 metros cúbicos, com 25 quilómetros de tubagem, 3.500 ligações domiciliárias e a substituição de 8.500 contadores.

Em relação às fossas sépticas, a Câmara Municipal do Porto Novo já entregou a lista das 200 famílias do interior da cidade, inscritas no Cadastro Social Único, que beneficiam de casas de banho e fossas individuais.

Outros municípios

Já o município do Paul será contemplado com duas mil ligações domiciliárias e reabilitação do edifício dos Serviços Autónomos de Água e Saneamento, onde funcionará a sede da Empresa Intermunicipal Águas de Santo Antão.

Quanto ao município da Ribeira Grande, serão reabilitados três reservatórios, instaladas três mil ligações domiciliárias, assim como nove sistemas de melhoria da qualidade de água.

O projeto de abastecimento de água e saneamento de Santo Antão, financiado pelo Governo e BADEA, é apontado pelas autarquias  como um investimento de política ambiental e social “jamais conseguido” na ilha.

PUB

PUB

PUB

To Top