O software do Cartão Nacional de Identificação (CNI) vai ser apresentado e lançado na cidade da Praia esta terça-feira (19), numa cerimónia presidida pela ministra da justiça e trabalho, Janine Lélis.
O lançamento do referido software e das funcionalidades do CNI, segundo o governo, vem concretizar a função digital do documento, abrindo assim os caminhos para o uso eletrônico do mesmo, sobretudo nas vertentes da modernidade, tecnologia, segurança e transversalidade.
“Na prática o software permitirá aos titulares e prestadores de serviços a exploração da sua capacidade digital, com destaque para duas funcionalidades fundamentais: a autenticação e a assinatura digital”, escreve o governo, numa nota de imprensa.
Este passo, segundo a mesma nota, coloca o país diante de uma nova era na identificação e autenticação digitais e contribui para a redução da morosidade administrativa. O novo software do CNI vem igualmente simplificar o processo burocrático do sistema, reduzir o tempo de espera, facilitando o quotidiano da colectividade no concernente à qualidade dos serviços.