PUB

Cultura

Amílcar Cabral lembrado em conversa aberta sobre a sua projeção universal

A Fundação Amílcar Cabral promove esta terça-feira, 19, pelas 16 horas, na sua página de Facebook uma conversa aberta sobre a projecção internacional do seu patrono. A iniciativa enquadra-se no programa da Fundação em memória de Amílcar Cabral e celebração do Dia dos Heróis Nacionais.

Tatiana Neves, diretora da Fundação, avançou à RCV que o principal objetivo deste evento vai ao encontro da projeção universal de Amílcar Cabral, dando a conhecer as pesquisas e os trabalhos académicos que se têm feito pelo mundo sobre o pensamento de Cabral e as suas práticas políticas.

“Foi feito um levantamento pela historiadora Ângela Coutinho que deu conta da existência de mais de 400 publicações no período compreendido entre 1963 e 2020 que trabalham a obra de Amílcar Cabral sob diversas perspectivas, por pessoas oriundas dos diversos continentes e das diversas áreas do saber”, elucidou a diretora, que almeja que após a divulgação desses trabalhos possa surgir o interesse pela obra de Amílcar Cabral na comunidade cabo-verdiana.

Além da academia, Tatiana Neves assegura que a obra do patrono da Fundação que representa tem despertado interesse no seio dos movimentos sociais e afirma que esta deve ser preservada e colocada em prol do desenvolvimento de Cabo Verde e, quiçá, da Guiné Bissau.

“As suas ideias são vistas como propostas interessantes, como fundamentos para as lutas que são travadas hoje. Por mais justiça social, por mais igualdade racial, contra o recrudescimento do fascismo e contra o neocolonialismo. Portanto, é o tipo de reflexão que nós pretendemos suscitar e ver cá em Cabo Verde, e, provavelmente, na Guine Bissau. Como é que nós podemos fazer para preservar esse legado memorial, como é que nós poderemos utilizar o prestígio de Amílcar Cabral e pô-lo ao serviço do desenvolvimento dos nossos países, no domínio da educação, da formação de novos líderes e eventualmente também para a promoção de Cabo Verde enquanto destino para diversificação do turismo no país”, finaliza.

Para amanhã, 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, a fundação Amílcar Cabral homenageará várias personalidades que tem contribuído para a afirmação da organização.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top