De visita a Santo Antão, o ministro da Educação, Amadeu Cruz, apela à “colaboração ativa” e à “construção de consensos” entre os municípios da ilha para a implementação do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão, ainda no decorrer deste ano letivo.
À Inforpress, Amadeu Cruz garante que há verbas no Orçamento de Estado deste ano para a implementação do Instituto, pelo que pede celeridade dos consensos entre os municípios de Santo Antão sobre a localização do estabelecimento de ensino superior.
O ministro da educação reuniu-se com o presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Orlando Delgado, para abordar o processo de instalação do ensino superior na ilha, tendo pedido “especial colaboração ativa” dos municípios.
Previsto para ser implementada este ano, ainda não se reúne consensos sobre a localização do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias.
A autarquia porto-novense considera que o município de Porto Novo oferece “melhores condições”, tanto do ponto de vista de infraestruturas, como de recursos humanos, para sediar a instituição.
Amadeu Cruz está em Santo Antão desde domingo, 17, onde visitou alguns estabelecimentos de ensino. A questão do ensino superior na ilha está em pauta, assim como a adaptação das escolas na ilha ao contexto de pandemia.
A visita termina esta quinta-feira,17, em Porto Novo.
C/Inforpress